Pesquisar neste blogue

1.10.15

Resposta ao documento enviado a 10 de Setembro: Bloco de Esquerda


Transcrevemos a resposta do Bloco de Esquerda (23/09) ao documento enviado por e-mail no dia 10/09.



Exmos. Senhores, agradeço em nome do Bloco de Esquerda o documento enviado e deixamos a posição do Bloco para vossa consideração.
1.O Bloco defende um programa de Educação para a Arte no ensino regular e uma rede pública de ensino artístico especializado coerente a nível nacional e devidamente financiada através do orçamento de estado. Subscrevemos as considerações da APROTED.
2.Nuno Crato tem uma visão desatualizada do ensino, avessa à criatividade e inovação intelectual das crianças. Não será demais lembrar que o excesso de carga horária, um dos argumentos para justificar o afunilamento curricular e despedimento de professores destas áreas, resultou apenas na substituição do ensino artístico por aulas de empreendedorismo promovidas pela JAP – Junior Achievement Portugal, uma sociedade privada que recorre a fundos públicos para ensinar a crianças do primeiro ciclo como ser gestores de sucesso. A criatividade foi substituída por um programa ideológico agressivo.
A recuperação da oferta de educação artísticas nas escolas é um objetivo do Bloco, repondo alguma sanidade curricular e pedagógica.
3.O Bloco opôs-se insistentemente às múltiplas tentativas de precarização e fragmentação da colocação e vinculação de professores. Defendemos um concurso nacional único que garanta a colocação e vinculação segundo critérios uniformes, transparentes e coerentes, inclusivamente para professores de Teatro.
4.Absolutamente de acordo.
5.Foi precisamente com base na Diretiva 1997/70/CE que o Bloco apresentou os projetos de resolução 1445/XII e880/XII onde a posição do Bloco está expressa: defendemos a aplicação da Diretiva de forma inequívoca, indo aliás de encontro aos projetos de lei do Bloco sobre a matéria.
6. Subscrevemos.
7.Subscrevemos.
8.Subscrevemos.

Melhores cumprimentos.

Sem comentários: